• Eklos Engenharia

Quais são os melhores horários para economizar energia na sua empresa?

Cada dia que passa temos visto, e sentido no bolso, que a energia elétrica tem ficado cada vez mais cara, não é mesmo?


Alguns fatores afetam diretamente no valor total da sua conta de luz, por exemplo, a bandeira tarifária (verde, amarela ou vermelha) e também os horários de ponta. Mas o que seria isso?


Basicamente, o sistema de horários de ponta ou horários de pico, foi desenvolvido pelas concessionárias para caracterizar o aumento de consumo de energia pela maior parte da população durante o dia. Logo, é aplicado uma diferenciação dos preços cobrados que variam conforme a demanda de cada faixa.


No Brasil, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h, dependendo da tabela disponibilizada pela concessionária de cada estado. Os melhores horários no qual há um baixo consumo são das 22h às 16h.


Mas calma que nem tudo está perdido, abaixo separamos dicas valiosas para você economizar energia mesmo nos horários de ponta.


Padrão de consumo


A primeira dica é: tenha clareza sobre o seu padrão de consumo. Para saber como é bem simples, consulte as etiquetas atrás de cada equipamento elétrico e, em seguida, multiplique a potência pelas horas de uso mensal e pronto, conseguimos definir o seu padrão. A Informação da potência também pode ser encontrada no manual de instruções do fabricante.


Programe-se

Uma vez que já sabe o seu consumo médio e os horários de pico de energia, faça uma programação para utilizar equipamentos que consomem mais energia em horários fora desta faixa. Muitos aparelhos, como os de refrigeração, por exemplo, puxam muita energia na fase inicial de seu funcionamento.


Outra opção é a tecnologia de programação para acionamento e desligamento que alguns eletrônicos possuem. Dessa forma, vale a pena aprender a programar seus equipamentos de modo que liguem e desliguem automaticamente.


Invista em novas tecnologias


Outra saída é investir em formas de geração de energia mais sustentáveis, ou seja, o sistema fotovoltaico, mais conhecido por energia solar. Com ele você é capaz de gerar a sua própria energia podendo reduzir a sua conta em até 95% do valor total, sem se preocupar se sua demanda está muito alta dentro dos horários de pico.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo