• Eklos Engenharia

O sistema de geração fotovoltaica funciona com chuva?

O uso de painel solar é uma ótima opção para quem quer economizar energia elétrica, seja em residências, comércios ou indústrias. Por meio do sistema, você pode reduzir a conta de luz em até 95% e economizar os gastos com energia elétrica.


Mas aí vem aquela dúvida que com certeza você já deve ter se perguntado: será que as placas fotovoltaicas funcionam em dias chuvosos e/ou nublados? Já que necessitam de raios solares para a produção. Por mais que o Brasil seja um país tropical, os dias são divididos em épocas de muito sol ou períodos de muita chuva.

Mas se você quer usar energia solar fotovoltaica, não se preocupe! Pois você não ficará sem energia em dias chuvosos e os painéis solares vão funcionar normalmente, porém com uma redução na produção de energia solar.


As placas necessitam de incidência de raios solares para gerar energia e o acúmulo de nuvens pode interferir na produção. Mas isso não significa que o sistema vai parar de funcionar e que você vai ficar sem energia fotovoltaica. Neste caso, a chuva pode ser a sua aliada, já que vai contribuir com a limpeza do painel solar.


E se você ainda estiver com dúvidas sobre o funcionamento dos painéis solares entre em contato com a Eklos Engenharia. Somos uma empresa especializada em engenharia elétrica e estamos preparados para atendê-los e tirar todas as suas dúvidas sobre a energia solar.

5 visualizações0 comentário
004.png