• Eklos Engenharia

Manutenção em sistemas fotovoltaicos

Instalei meu sistema de geração solar fotovoltaica. E agora? É verdade que não preciso dar manutenção? Não. Não é verdade!


Assim como toda instalação elétrica deve sofrer intervenções preventivas e corretivas, sua instalação fotovoltaica também deve ser vista pelo lado da manutenção e isso é ignorado por muitos instaladores.


Quais os problemas que podem ocorrer no meu sistema fotovoltaico?


A principal referência para falhas em sistemas fotovoltaicos é um estudo realizado na Alemanha, chamado de "Programa 1.000 telhados". A partir dele foram levantadas as principais falhas apresentadas em 200 instalações realizadas no país. As principais conclusões foram:

  • · O componente mais confiável de um sistema fotovoltaico é o próprio gerador fotovoltaico. No caso de avarias, as principais causas foram os efeitos de descargas atmosféricas, as falhas dos diodos e as deficiências nos módulos e na cablagem de corrente contínua (CC).

  • · As falhas mais frequentes ocorrem no inversor. As principais causas foram os danos provocados pelo dimensionamento incorreto do inversor, pelo efeito de descargas atmosféricas e por falha do circuito eletrônico.

  • · Os fenômenos de corrosão provocados pela combinação de diferentes materiais foram recorrentes, como, por exemplo, parafusos de bronze numa montagem galvanizada.

  • · Outras falhas estavam relacionadas com os fusíveis e com os distúrbios no fornecimento de energia à rede.

Além disso, problemas como sombreamento afetam diretamente o funcionamento dos geradores fotovoltaicos. O acúmulo de poeira sobre as placas e dejetos de animais podem, além de diminuir em até 80% o rendimento do sistema, provocar hotspots (pontos quentes) que por sua vez podem ocasionar até incêndios.


O que a Eklos oferece aos clientes?


Quando bem projetado, instalado e bem mantido, a falha total de um sistema fotovoltaico é muito rara. Ou seja, quando se toma todos os cuidados desde a escolha da empresa da qual irá adquirir o sistema, é muito provável que seu sistema não irá apresentar problemas graves. Porém, é muito importante que a empresa da qual você contratou o projeto e instalação da sua fonte de geração também te entregue um plano de manutenção para a mesma.


Ao escolher a Eklos como sua parceira para instalação do seu sistema, este plano de manutenção será entregue junto à documentação final do sistema, assim que instalado. Sempre observando às peculiaridades de cada instalação.


Entre em contato com nossa equipe para orçamento do seu sistema, estaremos dispostos a te atender.



23 visualizações0 comentário