• Eklos Engenharia

Quero diminuir meus custos com energia elétrica: por onde começar?


A pergunta do título pode ser facilmente respondida: Através da gestão e eficiência da energia que sua instalação consome!

Gestão e eficiência de energia é a maneira mais correta e inteligente de reduzir os custos com energia elétrica em uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.


Reduzir custos com energia elétrica sem comprometer as operações e, até mesmo, melhorar a produtividade de um negócio é um dos resultados desejados ao se implantar um programa de gestão e eficiência energética. A energia elétrica é dos custos fixos que mais chama atenção no orçamento da empresa e tem um impacto bem significativo.


Reduzir o custo com a energia elétrica, além de ajudar no caixa da empresa, também ajuda num novo planejamento para empresa. Vale ressaltar que, nenhum nicho de negócio está limitado, ou seja, todas podem fazer uma boa gestão energética para reduzir o custo da energia em suas rotinas.


De fato, por ser um insumo de extrema importância, efetuar o gerenciamento e o consumo de forma inteligente pode trazer uma economia bastante considerável para a empresa.






Mas o que isso significa?









Gestão e Eficiência de Energia: Nada mais é do que poder realizar determinadas trabalho (processos, tarefas...) com um consumo de energia adequado, sem mais que o necessário. Em outras palavras, poder continuar a operação da empresa e atingir os mesmos resultados, ou até mesmo melhores, com um gasto de energia menor possível. Não cometendo os erros atuais neste cenário.


Para conseguir que sua empresa opere com a melhor eficiência energética, ela deve passar por um processo de gestão de energia. Pois, ao reduz o consumo, através da eliminação de pontos e situações que causa desperdício de energia e por otimização de processos, ela se torna mais eficiente.

Como implantar a Gestão e Eficiência de Energia?: Basta entrar em contato com a Eklos Engenharia. Nós, definimos as estratégias de acordo com o perfil de cada empresa. Fazemos uma análise das faturas, entendemos e mapeamos toda a linha de produção da empresa e efetuamos medições com equipamentos adequados para cada grandeza que precisa ser medida e monitorada. Com isso, nós somos capazes de identificar os pontos de ineficiência e pontos de melhorias. Como por exemplo alteração no processo de produção, gestão de operação em horários de ponta e fora ponta, a melhor condição para a contratação de energia, melhor enquadramento tarifário, geração da própria e outros.

Gostou do assunto? Então entre em contato com a Eklos Engenharia para saber mais!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo