• Eklos Engenharia

Conheça 6 principais benefícios da energia solar para a sua casa

É certo que você já deve ter ouvido falar que é possível gerar energia por meio da luz solar, não é? Mas você sabe quais são os benefícios dessa alternativa limpa?


No texto anterior trouxemos dicas sobre 7 maneiras simples para economizar energia elétrica na sua casa, a energia solar é uma delas. Mas como ela funciona?


Basicamente as placas solares captam a carga solar durante o dia convertendo em energia elétrica para ser utilizada normalmente dentro de casa ou empresas. Essa energia produzida, caso não seja completamente gasta, é revertida em créditos energéticos, podendo reduzir em até 95% o valor da sua conta de luz.


Essa alternativa é repleta de vantagens, principalmente em épocas do ano na qual o vilão da bandeira tarifária entra em ação em virtude dos baixos níveis dos reservatórios de água. Quer saber mais sobre? Leia esse texto até o fim.


1. Energia infinita


Levando em consideração que a fonte de geração de energia fotovoltaica é o Sol, podemos afirmar que ela nunca acabará.


Mas aí surge o questionamento: e durante o inverno, em dias que há mais chuva do que o Sol, é possível captar luz solar? Sim, independente de em alguns dias a luz do Sol vir com mais ou menos intensidade, ela sempre estará presente iluminando os nossos dias. Por isso, a energia solar é tida como limpa, natural, infinita e renovável.


2. Economia


Como dito acima, com o uso da energia solar é possível reduzir em até 95% o valor da sua conta de luz mensal, pois com a geração fotovoltaica, a energia captada e não utilizada gera créditos em sua concessionária de energia.


Além disso, é importante frisar que o sistema instalado de forma adequada tem vida útil de até 25 anos. Logo, o custo total de instalação dos equipamentos se paga em um prazo relativamente curto.


3. Aliado do meio ambiente


Por ser gerada por meio de um processo natural que se repõe constantemente é sustentável. E ao contrário de todos os combustíveis fósseis, a energia solar é uma forma limpa por não produzir resíduos poluentes e gases que contribuem para o efeito estufa.


Outro benefício é que a instalação não impacta negativamente a natureza, diferente das hidrelétricas que precisam inundar áreas quilométricas desequilibrando todo um ecossistema.


4. Baixa manutenção


A manutenção preventiva indicada para sistemas fotovoltaicos se resume na limpeza periódica dos painéis solares. Isso é para evitar que haja perda na eficiência energética e redução da vida útil dos equipamentos instalados.


Esse tipo de revisão é eventual, podendo variar de meses em meses ou a cada poucos anos, tudo depende do clima da região.


5. Valorização do imóvel


Seja ele comercial ou residencial, ao ter um sistema de energia solar instalado, automaticamente o seu valor de mercado aumentará. Isso se dá pelo fato do comprador ter o benefício de contabilizar a economia que terá ao longo dos anos em relação aos gastos anteriores na conta de energia.


6. Energia compartilhada


No ano de 2015, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou Resolução Normativa 482 que permite a geração de energia compartilhada.


Mas o que isso significa?


Em termos práticos, é a possibilidade de dois ou mais consumidores se unirem para dividir os custos e a energia gerada por um único sistema de energia solar.


Ou seja, caso em sua residência não haja espaço suficiente para instalar um sistema fotovoltaico, você pode formar uma cooperativa com vizinhos para o compartilhamento e a instalação. Assim, a produção de energia será centralizada e dividida para as casas de todos os membros.




Como visto, a energia solar é sua grande aliada: além de economizar dinheiro, seu imóvel fica valorizado e o ecossistema é preservado. Trata-se de uma relação de ganha-ganha.


Se interessou? Faça um orçamento com a gente! Somos uma empresa especializada em serviços de Engenharia Elétrica, com foco na qualidade e preço justo. Se você quer conhecer mais dos nossos serviços, é só entrar em contato com a gente!


16 visualizações0 comentário