• Eklos Engenharia

Brasil é campeão de incidência de raios no mundo; veja como se proteger

O raio pode ser assustador para algumas pessoas, mas não podemos deixar de afirmar que é um belo espetáculo da natureza. E você sabia que o Brasil é o campeão de incidência de raios no mundo?



Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Atmosféricas (Inpe) revelam que o Brasil registra cerca de 77,8 milhões de descargas elétricas por ano. É muita coisa!


E por que isso acontece? Como já dizia a música do cantor Jorge Ben Jor “moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. E pelo fato de morarmos no maior país da região tropical do planeta e o mais quente - o que favorece a formação de tempestades -, o Brasil lidera o ranking.


Durante uma entrevista ao Fantástico, o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE), Osmar Pinto, disse que 85% dos raios que acontecem ao longo do ano, ocorrem na primavera e no verão, estações caracteristicamente quentes.


Para você ter noção, ainda segundo o ELAT/INPE, neste século já foram registrados mais de 2 mil óbitos ocasionados por raios, sendo uma média de 110 mortes no período de 2000 a 2019.


PREVENÇÃO


E como se prevenir do risco de ser atingido? Há várias formas de se proteger, mas os mais comuns são:


- Evite sair de casa durante tempestades;

- Não se abrigue debaixo de árvores;

- Busque refúgio no interior de edifícios;

- Não permaneça dentro d'água durante as tempestades;

- Fique longe de portas e janelas;

- Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos;

- Não utilize aparelhos eletrodomésticos e mantenha-os desligados das tomadas;


INSTALAÇÃO DE PARA-RAIOS


Outra forma de se proteger do fenômeno é por meio da instalação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), que é conhecido popularmente como para-raios.


O objetivo da instalação de para-raios é evitar que a estrutura a ser protegida seja atingida por descargas atmosféricas. A instalação do SPDA vai evitar e minimizar incêndios, explosões, danos materiais e risco de morte de pessoas e animais.


E se você precisa do projeto e instalação de SPDA conte com a Eklos. Faça o seu cadastro aqui e venha fazer um orçamento com a gente.

17 visualizações0 comentário