• Eklos Engenharia

5 passos para você reduzir o consumo de energia na sua empresa

Você já ouviu falar em eficiência e gestão energética? Explicando por alto, a eficiência energética é caracterizada por fazer mais com menos energia, ou seja, é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes elétricas gastando menos.


Por definição, a eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. Por exemplo, a troca das lâmpadas convencionais para as do tipo LED.

A lâmpada de LED de 9W tem nível equivalente de luminosidade ao de uma lâmpada fluorescente compacta de 15W, porém, sua economia de energia chega em uma redução de até 40%, com uma vida útil quatro vezes maior.


Logo, se há uma redução no consumo, consequentemente haverá redução no valor total de sua conta. Mas quais adaptações você pode implementar no seu negócio? Separamos cinco dicas para você seguir. Vamos conhecê-las?




1. Iluminação das instalações


Como dito acima, lâmpadas de LED são mais eficientes que as convencionais ou fluorescentes, por isso, faça uma análise de suas instalações e efetue as trocas nos ambientes necessários.




2. Instalações elétricas antigas

Um dos principais inimigos do aumento excessivo no consumo da energia elétrica são os fios antigos de uma rede elétrica sem manutenção periódica.


O superaquecimento de fios antigos, que estão próximos, faz com que o consumo exceda ocorrendo um não funcionamento eficiente da rede ocasionando na perda de energia e consumo elevado.


Além do alto consumo, uma fiação que superaquece coloca em risco a vida dos colaboradores e públicos que atuam no local por conta de curto-circuitos. Cada fabricante orienta um determinado período para que seja efetuada a troca da rede, por isso, busque orientações com um profissional.



3. Transformadores e motores elétricos

Os seus motores e transformadores de energia podem estar sabotando a sua conta e principalmente o seu bolso. Uma análise periódica para manutenção desses equipamentos auxilia no consumo eficiente.


4. Ciclo de operação: alteração de horários de alguns processos podem diminuir o consumo elétrico

Adapte o seu horário de funcionamento ao horário de pico da sua região. Geralmente, na maioria dos Estados esse horário ocorre de 17h às 22h. Esse tempo compreende o auge do gasto energético de todo o país.


Logo, faça adaptações em sua rotina de trabalho para processos nos quais são gastos menos energia, caso seu horário de funcionamento bata com o de pico.



5. Análise do contrato de energia

Você sabia que pode solicitar a mudança da demanda da capacidade máxima exigida do sistema elétrico de seu negócio? Após diversos estudos e análises feitas pelos profissionais e pela concessionária, a conclusão dos estudos indicaria se o seu padrão de energia seguirá em baixa, média ou alta tensão, e se haverá ou não aumento ou redução da demanda.



Se você ainda estiver com alguma dúvida, entre em contato com a Eklos. Por meio da consultoria, podemos te auxiliar e mostrar as melhores maneiras de economizar energia na sua empresa.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo